Nossa Proposta
O Ensino Médio baseia-se em ações de pesquisa e tem como objetivo orientar os alunos, transmitir conhecimentos, desenvolver competências e habilidades de formação básica, incluindo a preparação para a escolha profissional, tendo em vista os novos processos seletivos.
Fotografando Inhotim – Ensino Médio
O projeto desenvolvido na 3ª série do Ensino Médio, teve como objetivo conhecer o Instituto Inhotim, o paisagismo e também o acervo de obras e os respectivos artistas. Na visitação, os alunos ampliaram os conhecimentos sobre arte Moderna, fotografaram obras e fizeram análise sob a ótica das Vanguardas europeias. Posteriormente, apresentaram para os demais colegas o trabalho de fotografias e as análises com base nas Vanguardas: Surrealismo, Cubismo, Futurismo, Dadaísmo e Expressionismo.
Projeto Física no Parque
Levamos os alunos ao Parque para uma experiência lúdica e ao mesmo tempo imersiva para verificar conceitos e aprendizados de Física.
Os alunos do primeiro e segundo anos do ensino médio foram levados ao parque Guanabara, com 2 objetivos: estudar os conceitos físicos em brinquedos preestabelecidos e se divertir. Os alunos puderam analisar os brinquedos pela óptica do Movimento Uniforme (MU), do Movimento Uniformemente Variado (MUV), Movimento Circular Uniforme (MCU) e dinâmico, Energia mecânica e Impulso e Quantidade de movimento.
Fotografando Tiradentes e São João Del Rei
A visita permite que a arte barroca seja vista de perto e registrada de diferente ângulos associando os conteúdos trabalhados de forma prática e contextualizada
Mostra Cultural
A cada ano é trabalhado um tema de interesse da comunidade escolar dividido entre pesquisas e apresentações
Projeto interdisciplinar – Meio ambiente
“Cidadania é participação solidária. Ninguém é cidadão sozinho ou apenas para si. É cidadão com os outros. “
O que é ser cidadão?
Reivindicar apenas?
Não, os alunos do Ensino Médio,2ª série, solidarizaram-se com a população de Brumadinho e outras áreas que também correm risco iminente de deslizamento de barragem e por meio da arte de declamar, demonstraram indignação, envolvimento e preocupação com os desabrigados e com o meio ambiente.
Romance de 30
O Brasil testemunhou, na década de 30, uma explosão do romance. Preocupados com o país em que viviam, escritores usaram a narrativa como instrumento de denúncia de uma realidade.
Os alunos da turma 3001, leram obras de Graciliano Ramos, Dyonélio Machado, Rachel de Queiroz, Jorge Amado, Érico Veríssimo dentre outros autores que fazem parte da Segunda fase do Modernismo e compartilharam o trabalho realizado na sala de aula.
Lima Barreto (Crônica, Conto e Romance)
“Desde seus primeiros escritos, Lima Barreto destacou-se pelo espírito crítico, combativo, não evitando polêmicas e debates sobre problemas da sociedade brasileira. Interessado nos mais diversos assuntos, falava de política, do preconceito racial, de sistemas políticos. Criticava a corrupção das elites, a antiquada educação dada às mulheres, o autoritarismo dos governantes, a burocracia que paralisava o país. ” (Douglas Tufano)
A partir da leitura da obra, os alunos da 3ª série realizaram uma pesquisa para averiguar como os temas abordados por Lima Barreto são tratados na atualidade. O resultado foi polêmico e motivo para grandes debates na turma.
BUSCA DO CONHECIMENTO – PUC MINAS
Os Alunos do Ensino Médio tiveram a oportunidade de visitar a PUC Aberta 2023 para conhecer os cursos e as possibilidades de profissões futuras. Tiveram acesso a laboratório, materiais de pesquisa, exposições, palestras, etc.