Nossa Proposta

O Ensino Médio baseia-se em ações de pesquisa e tem como objetivo orientar os alunos, transmitir conhecimentos, desenvolver competências e habilidades de formação básica, incluindo a preparação para a escolha profissional, tendo em vista os novos processos seletivos.

Fotografando Tiradentes e São João Del Rei

A visita permite que a arte barroca seja vista de perto e registrada de diferente ângulos associando os conteúdos trabalhados de forma prática e contextualizada

Mostra Cultural

A cada ano é trabalhado um tema de interesse da comunidade escolar dividido entre pesquisas e apresentações

PROJETO DE LEITURA –  1ª série

Os clássicos da literatura refletem a cultura de um povo ou de um período da história da humanidade.  São atemporais, geralmente tratam de aspectos da vida como o amor, a vida e a morte. Um clássico nunca sai de moda e são esses temas universais que o tornam contemporâneo.

Objetivos – Desenvolver as habilidades linguísticas: falar, escutar, ler e escrever.
Compreender a intenção, o ponto de vista do autor (escritor) fazendo uma leitura crítica, reconstruindo o sentido, segundo a vivência do aluno e, desta forma, ampliar a visão de mundo.

Proposta– Leitura, análise e dramatização das obras de William Shakespeare.

Hamlet de William Shakespeare

O jovem príncipe Hamlet quer fazer justiça e vingar a morte do pai, mas sofre com a dúvida, o medo, a paixão e a insegurança – exatamente como qualquer pessoa comum.

Projeto interdisciplinar – Meio ambiente

“Cidadania é participação solidária. Ninguém é cidadão sozinho ou apenas para si. É cidadão com os outros. “

O que é ser cidadão?

Reivindicar apenas?

Não, os alunos do Ensino Médio,2ª série, solidarizaram-se com a população de Brumadinho e outras áreas que também correm risco iminente de deslizamento de barragem e por meio da arte de declamar, demonstraram indignação, envolvimento e preocupação com os desabrigados e com o meio ambiente.

Romance de 30

O Brasil testemunhou, na década de 30, uma explosão do romance. Preocupados com o país em que viviam, escritores usaram a narrativa como instrumento de denúncia de uma realidade.

Os alunos da turma 3001, leram obras de Graciliano Ramos, Dyonélio Machado, Rachel de Queiroz, Jorge Amado, Érico Veríssimo dentre outros autores que fazem parte da Segunda  fase do Modernismo e compartilharam o trabalho realizado na sala de aula.

Lima Barreto     Crônica – Conto – Romance

“Desde seus primeiros escritos, Lima Barreto destacou-se pelo espírito crítico, combativo, não evitando polêmicas e debates sobre problemas da sociedade brasileira. Interessado nos mais diversos assuntos, falava de política, do preconceito racial, de sistemas políticos. Criticava a corrupção das elites, a antiquada educação dada às mulheres, o autoritarismo dos governantes, a burocracia que paralisava o país. ” (Douglas Tufano)

A partir da leitura da obra, os alunos da 3ª série realizaram uma pesquisa para averiguar como os temas abordados por Lima Barreto são tratados na atualidade. O resultado foi polêmico e motivo para grandes debates na turma.