Educação Infantil

Nossa proposta

Na Educação Infantil, a experimentação e a vivência são de suma importância para que os alunos construam saberes e sua própria identidade.

Para que a história de cada um seja construída, é desenvolvido no colégio um trabalho significativo, oportunizando ao aluno a experimentação e a vivência através de situações concretas.

Projeto Momento Cultural

Teatro e música são atividades importantíssimas desde a primeira infância. Ambos auxiliam no desenvolvimento da criança em vários aspectos.

Ao fazer parte de um jogo teatral, a criança entra num espaço onírico, que potencializa sua capacidade de imaginar e criar. Ao mesmo tempo, vai tomando consciência de que todo jogo tem objetivos e regras para que possa acontecer. Essa mistura é fundamental, pois, com a prática, a criança vai se tornando, individualmente, mais livre e autônoma e entende também a importância de pensar coletivamente, de trabalhar em grupo, e isso melhora suas formas de se relacionar.

Já a música, oferece inúmeras oportunidades para que a criança aprimore sua habilidade motora, aprenda a controlar seus músculos e mova-se com desenvoltura. Aos poucos, ela vai formando sua identidade, percebendo-se diferente dos outros e ao mesmo tempo buscando integrar-se com os eles.

Com o objetivo de incentivar a música, a dança e a arte, bem como estreitar os laços entre família e escola, desenvolvemos com nossos pequenos o projeto Momento Cultural, no qual o teatro e a música não podem faltar!

Como funciona?
Cada turma fará, ao longo do ano letivo, uma apresentação artística para a família.

Festa Junina

O mês de junho é marcado por comemorações populares que acontecem em todo o Brasil. Esses festejos juninos enfatizam diferentes culturas, mostrando a diversidade do país, além de rememorarem trajetórias históricas e sociais de cada região brasileira.

Nessa perspectiva, mais do que fazer parte do calendário escolar, a realização da festa junina na escola é um elemento pedagógico importante para a formação dos alunos. Além de ser uma das mais tradicionais festividades brasileiras, a festa junina é uma manifestação cultural relativa aos percursos históricos e sociais de diversas regiões do país.

Portanto, além de ser um espaço para o desenvolvimento de atividades lúdicas, esse festejo consiste em uma valiosa fonte para o desenvolvimento de diversas habilidades nos campos artísticos e socioemocionais nas crianças. Ao possibilitar a integração entre os alunos, essa festividade estimula competências importantes para a sociabilização, como a cooperação, a paciência e o respeito.

O trabalho com elementos de culturas e regiões diferentes permite desenvolver a empatia e a noção de alteridade, bem como a tolerância dos estudantes.

Confira algumas fotos…

Projeto Contando e Encantando

Tem como objetivo proporcionar aos alunos momentos únicos de conhecimento, diversão e magia. o projeto anual Contando e Encantando aborda temas diversos, atuais e significativos para as crianças. O trabalho é feito de forma interdisciplinar, alinhando a literatura, a arte, a música entre outros conteúdos.

Como funciona?
O tema escolhido é desenvolvido a partir de histórias e, em seguida, são feitos registros no portfólio. na culminância todos os alunos participam das apresentações artísticas e da mostra de trabalhos.

PROJETO DETETIVES DOS NÚMEROS

A educação infantil é a fase mais importante na vida do indivíduo. Afinal, é nela que há exploração de mundo, experimentação de sensações, identificação de emoções, vivências compartilhadas, descobertas realizadas.

Ah! Um mundo mágico, lúdico e envolvente!

Pensando assim, desenvolvemos o Projeto Detetives dos Números, afim de proporcionar às crianças do 2º período aulas diversificadas, lúdicas e ricas em momentos dos quais elas terão a oportunidade de explorar o universo dos números fazendo o reconhecimento visual associando a quantidade e assimilando a funcionalidade dos mesmos.

Projeto Trem das Letras

Acreditamos que a aprendizagem das letras e dos números desde os momentos mais precoces da educação, promove a inserção da criança em um mundo letrado.

O projeto Trem das Letras tem como objetivo possibilitar às crianças do maternal III, um primeiro contato com a letras. O alfabeto é apresentado à elas a partir de atividades lúdicas e divertidas.

Projeto Alfabeto Desenhado

No 1º período, as parlendas são apresentadas em brincadeiras cantadas, leitura de livros e jogos. Com o objetivo de incentivar a produção das crianças, alinhamos o projeto de parlendas, relacionando linguagem escrita e oral à uma das mais conhecidas propostas que é à interferência gráfica.

Essa proposta consiste numa oferta que o professor planeja utilizando recortes, imagens de revistas, um desenho iniciado por outra criança ou pela professora, formas geométricas, entre outros. Esses recursos servirão de suporte para as ilustrações que as crianças farão sobre cada parlenda.

As interferências, quando bem escolhidas, levam as criança a pensar soluções para compor uma nova imagem. Essa atividade desenvolve a criatividade, a coordenação motora fina, a tomada de decisões e o raciocínio lógico.

Projeto Literário

A importância da leitura na educação infantil é muito grande, pois ela tem a capacidade de formar cidadãos ativos na organização de uma sociedade mais consciente e crítica. Por isso, desenvolver o hábito da leitura desde a infância é fundamental, e a influência de pais e educadores nesse estágio é imprescindível.

Assim sendo, desenvolvemos com turmas, do maternal III ao 2º período, o Projeto Literário, com o objetivo de desenvolver a oralidade das crianças, estimulá-las a desenvolver a organização do pensamento, o interesse pela leitura e principalmente propiciar momentos de interação, diversão e reflexão em família.

Projeto Edutec

Através de Projetos multidisciplinares, da linguagem de programação, da robótica e do Lego Education, o Projeto Escolar Maker estimula nos alunos a ampliação da criatividade, inovação, pensamento crítico, engajamento, habilidades técnicas e sociais, autoconfiança, trabalho em equipe, tomada de decisão, paciência, e processos de automação.

Jogos Olímpicos de Integração

O JOI (Jogos Olímpicos de Integração) que realizamos todo ano no nosso colégio tem como intuito
proporcionar diversão, aprimorar habilidades atléticas e fortalecer valores como trabalho em equipe,
disciplina e resiliência.

Projeto 4 amigos em forma

O projeto “Os quatro amigos em forma” é emocionante aventura, onde as crianças do maternal III , são levadas à explorar as quatro formas geométricas planas, círculo, retângulo, triângulo e quadrado de maneira lúdica e contextualizada

Material didático de acordo com a BNCC.

Na Educação Infantil, desde o maternal III, utilizamos uma proposta didática que trabalha o desenvolvimento da autonomia e da responsabilidade, o respeito à pluralidade, a formação cidadã e o desenvolvimento sensibilidade e da criatividade. Esta proposta, objetiva também o desenvolvimento das crianças e a construção do aprendizado por meio do trabalho com diferentes linguagens.

É organizado em unidades temáticas ancoradas nos seguintes eixos: Linguagem oral e escrita; Matemática; Natureza e sociedade; Artes visuais; Música e movimento de forma integrada com os campos de experiência previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil.

Rua Edmir Leão, 25
Centro - Contagem
Tel.: (31) 2585-0117 ou (31) 2585-0115