CAMPANHA DA FRATERNIDADE DE 2022: “FRATERNIDADE E EDUCAÇÃO”

Carlos Rafael Pinto

Partamos da seguinte questão: “o que acompanha os alunos todos os dias quando se dirigem para a escola?”. Das inúmeras coisas, faz-lhes companhia a mochila! Independentemente do tamanho e da cor, nela, encontram-se os materiais necessários para cuidar do belo jardim do conhecimento: cadernos ou fichários; livros; lápis ou lapiseiras; canetas; lápis de cor; giz de cera; canetinhas; jaleco; lanches; garrafinha d’água; álcool em gel.

No percurso do ano letivo, com aptidão e dedicação, os educadores lançam as sementes do conhecimento no jardim, como na “parábola do semeador”, contada por Jesus aos seus ouvintes (cf. Mt 13,1-9; Mc 4,1-9; Lc 8,4-8): algumas caem à beira do caminho. Outras, em terreno pedregoso ou espinhoso. E muitas caem em terreno fértil, onde brotam, crescem e dão incontáveis frutos.

Desde 1964, no Tempo da Quaresma, a Igreja católica promove a Campanha da Fraternidade (CF), de norte a sul e de leste a oeste, no Brasil. Escolhem-se, anualmente, um tema e um lema. Neste ano, estamos refletindo, pela terceira vez, sobre a importância da educação, motivados pelo lema: “Fala com sabedoria, ensina com amor” (cf. Pr 31,26).

A convite do Colégio SJT, no dia 10 de março, o Prof. Gregory Rial, membro da ANEC, ofereceu-nos uma excelente formação sobre a CF que, aliás, ainda está disponível no canal no YouTube: SJT Contagem. No dia 15 de março, nos dois turnos, toda a comunidade educativa celebrou vivamente a abertura da CF de 2022 – as fotos estão nas redes socias do SJT –, com a participação afetiva e efetiva dos alunos nas orações, na apresentação do teatro, nas canções, na homenagem aos educadores.

Particularmente a comunidade educativa do SJT se rejubila pela referência, no Texto-base da CF, n.165, ao carisma da caridade educativa de santa Virgínia Centurione Bracelli, a partir do qual nasceu a Congregação Filhas de Nossa Senhora do Monte Calvário, responsável pela Rede de Ensino Monte Calvário. Mais uma marca: rumo aos 60 anos do SJT! Nessa trajetória, destacam-se a formação de inúmeros alunos e a presença das famílias. Outro grande motivo de orgulho: o trabalho belíssimo dos educadores!

“O que a comunidade educativa pode esperar da CF deste ano para carregar na mochila?”, perguntamo-nos. Manter viva tanto a tarefa educacional, conforme o Papa Francisco nos exorta: “a educação será ineficaz e os seus esforços estéreis se não se preocupar também por difundir um novo modelo relativo ao ser humano, à vida, à sociedade e à relação com a natureza” (Laudato Si’, n.215); quanto as condições necessárias para que ela forme as mentes e fecunde os corações, conforme o objetivo geral da CF de 2022: “à luz da fé cristã, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário”.