1º CONGRESSO DE GESTÃO DAS EMOÇÕES DA REDE DE ENSINO MONTE CALVÁRIO

A paz do mundo começa em mim

De 24 a 28 de maio, os colégios da Rede de Ensino Monte Calvário, em parceria com a Escola da Inteligência, participaram de uma programação variada e preparada para a comunidade escolar.

Na abertura, Ir. Maria Lindaura Crivaleri convidou todos para uma reflexão sobre os desafios que fazem parte do nosso dia a dia. Compreender nossas emoções nos fortalece. Precisamos cuidar de nós mesmos e do outro. Neste momento tão desafiador, o Congresso oferece um “colo” para todas as famílias.

Partindo dos ensinamentos de Virginia Centurione Bracelli, que foi uma mulher apaixonada pela dignidade humana e promotora da vida em abundância, a Rede de Ensino Calvário segue o compromisso de oferecer uma proposta pedagógica de excelência, pautada em valores como o amor, a justiça, a ética e o respeito.

Ao longo da semana, a programação foi dividida para atender educadores, educandos e suas famílias.

Os alunos participaram de workshops e contação de histórias que abordaram a importância de cuidar das emoções e de trabalhar os sentimentos diante dos obstáculos da vida. A empatia, o diálogo e o respeito também foram temas discutidos. Com uma linguagem clara e a partir de situações reais, os palestrantes conseguiram envolver as turmas, desde a Educação infantil ao Ensino Médio.

A equipe educacional e as famílias também tiveram um espaço durante o congresso. Na vivência “Autocuidado – onde tudo começa”, foram convidados a fazer uma “trilha” para dentro de si mesmos, passando por diferentes “estações”, refletindo em cada uma delas sobre a importância de estar bem para cuidar bem do outro.

As palestras “Família – espaço para a gestão e educação das emoções” e “Gestão das emoções com o mestre dos mestres” destacaram, mais uma vez, a necessidade de se construir relações saudáveis, de aceitar os erros e de ter Jesus como mestre.

Além dos consultores e palestrantes, os alunos e professores também tiveram papel de destaque no congresso. As apresentações artísticas foram preparadas com muito cuidado e dedicação, para acalentar os corações.

No encerramento, as palavras da Ir. Maria Luiza Silva Rodrigues resumiram as oportunidades oferecidas durante o evento. A oportunidade de encontro consigo mesmo, e consequentemente, com a realização pessoal e com a paz. O que fica para cada um desse congresso? A resposta pode ser pessoal, mas a sensação de que o aconchego chegou a todos é uma certeza. Assim como disse Cora Coralina, “Sou feita de retalhos, pedacinhos coloridos de cada vida que passa pela minha e que vou costurando na alma”, os exemplos, as trocas e as partilhas são retalhos que cada um pôde costurar durante o congresso.
A matroginástica e os shows com Coração Palpita e a Banda Flow foram as atrações finais do Congresso.

“Que a paz do mundo que começa em você atinja o mundo inteiro.”
Irmã Maria Luiza Silva Rodrigues