Nossa proposta

Na Educação Infantil, a experimentação e a vivência são de suma importância para que os alunos construam saberes e sua própria identidade.

Para que a história de cada um seja construída, é desenvolvido no colégio um trabalho significativo, oportunizando ao aluno a experimentação e a vivência através de situações concretas.

Projeto Momento Cultural

TEATRO E MÚSICA SÃO ATIVIDADES IMPORTANTÍSSIMAS DESDE A PRIMEIRA INFÂNCIA. AMBOS AUXILIAM NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA EM VÁRIOS ASPECTOS.

AO FAZER PARTE DE UM JOGO TEATRAL, A CRIANÇA ENTRA NUM ESPAÇO ONÍRICO, QUE POTENCIALIZA SUA CAPACIDADE DE IMAGINAR E CRIAR. AO MESMO TEMPO, VAI TOMANDO CONSCIÊNCIA DE QUE TODO JOGO TEM OBJETIVOS E REGRAS PARA QUE POSSA ACONTECER. ESSA MISTURA É FUNDAMENTAL, POIS, COM A PRÁTICA, A CRIANÇA VAI SE TORNANDO, INDIVIDUALMENTE, MAIS LIVRE E AUTÔNOMA E ENTENDE TAMBÉM A IMPORTÂNCIA DE PENSAR COLETIVAMENTE, DE TRABALHAR EM GRUPO, E ISSO MELHORA SUAS FORMAS DE SE RELACIONAR.

JÁ A MÚSICA, OFERECE INÚMERAS OPORTUNIDADES PARA QUE A CRIANÇA APRIMORE SUA HABILIDADE MOTORA, APRENDA A CONTROLAR SEUS MÚSCULOS E MOVA-SE COM DESENVOLTURA. AOS POUCOS, ELA VAI FORMANDO SUA IDENTIDADE, PERCEBENDO-SE DIFERENTE DOS OUTROS E AO MESMO TEMPO BUSCANDO INTEGRAR-SE COM OS ELES.

COM O OBJETIVO DE INCENTIVAR A MÚSICA, A DANÇA E A ARTE, BEM COMO ESTREITAR OS LAÇOS ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA, DESENVOLVEMOS COM NOSSOS PEQUENOS O PROJETO MOMENTO CULTURALNO QUAL O TEATRO E A MÚSICA NÃO PODEM FALTAR!

COMO FUNCIONA?

CADA TURMA FARÁ, AO LONGO DO ANO LETIVO, UMA ÚNICA APRESENTAÇÃO ARTÍSTICA PARA A FAMÍLIA E OS COLEGUINHAS.

Projeto Contando e Encantando

TEM COMO OBJETIVO PROPORCIONAR AOS ALUNOS MOMENTOS ÚNICOS DE CONHECIMENTO, DIVERSÃO E MAGIA. O PROJETO ANUAL CONTANDO E ENCANTANDO ABORDA TEMAS DIVERSOS, ATUAIS E SIGNIFICATIVOS PARA AS CRIANÇAS. O TRABALHO É FEITO DE FORMA INTERDISCIPLINAR, ALINHANDO A LITERATURA, A ARTE, A MÚSICA ENTRE OUTROS CONTEÚDOS.

COMO FUNCIONA?

O TEMA ESCOLHIDO É DESENVOLVIDO A PARTIR DE HISTÓRIAS E, EM SEGUIDA, SÃO FEITOS REGISTROS NO PORTFÓLIO. NA CULMINÂNCIA TODOS OS ALUNOS PARTICIPAM DAS APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS E DA MOSTRA DE TRABALHOS.

Projeto Maluquinhos por Números

OS NÚMEROS FAZEM PARTE DO NOSSO DIA A DIA E DA NOSSA VIDA. COM ELES IDENTIFICAMOS IDADES, DIAS DO MÊS, HORAS, ENTRE OUTRAS INFORMAÇÕES. ELES REPRESENTAM MUITO MAIS DO QUE UMA FORMA DE SE MEDIR OU QUANTIFICAR O QUE EXISTE AO NOSSO REDOR.

O PROJETO MALUQUINHOS POR NÚMEROS É DESENVOLVIDO COM OS ALUNOS DO 2º PERÍODO.

OBJETIVO GERAL: RECONHECER, CLASSIFICAR E ASSOCIAR OS NÚMEROS (SÍMBOLO E ESCRITA) AS SUAS RESPECTIVAS QUANTIDADES.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• IDENTIFICAR, QUANTIFICAR, RECONHECER E VALORIZAR A IMPORTÂNCIA DOS NUMERAIS DE 1 A 20.
  • DESENVOLVER A COORDENAÇÃO MOTORA AMPLA E FINA E A EXPRESSÃO CORPORAL;
  • PROPORCIONAR NOÇÕES DE QUANTIDADES;
  • DESENVOLVER A LINGUAGEM ORAL E GESTUAL;
  • DESENVOLVER PERCEPÇÕES VISUAIS, AUDITIVAS E TÁTEIS.

Projeto Arca das Letras

ACREDITAMOS QUE A APRENDIZAGEM DAS LETRAS E DOS NÚMEROS DESDE OS MOMENTOS MAIS PRECOCES DA EDUCAÇÃO PROMOVEM A INSERÇÃO DA CRIANÇA EM UM MUNDO LETRADO.

O PROJETO ARCA DAS LETRAS TEM COMO OBJETIVO POSSIBILITAR ÀS CRIANÇAS DO MATERNAL III UM PRIMEIRO CONTATO COM A LETRAS. O ALFABETO É APRESENTADO A ELAS A PARTIR DE ATIVIDADES LÚDICAS E DIVERTIDAS.

Projeto Alfabeto Desenhado

NO 1º PERÍODO AS PARLENDAS SÃO APRESENTADAS EM BRINCADEIRAS CANTADAS, LEITURA DE LIVROS E JOGOS.

COM O OBJETIVO DE INCENTIVAR A PRODUÇÃO DAS CRIANÇAS, ALINHAMOS O PROJETO DE PARLENDAS, QUE JÁ ESTÁ RELACIONADO À LINGUAGEM ESCRITA DEVIDO SUA ORGANIZAÇÃO OBEDECENDO A ORDEM ALFABÉTICA, À UMA DAS MAIS CONHECIDAS PROPOSTAS QUE É À INTERFERÊNCIA GRÁFICA.

ESSA PROPOSTA CONSISTE NUMA OFERTA QUE O PROFESSOR PLANEJA E PREPARA ANTERIORMENTE, UTILIZANDO RECORTES, IMAGENS DE REVISTAS, UM DESENHO INICIADO POR OUTRA CRIANÇA OU PELA PROFESSORA, FORMAS GEOMÉTRICAS ENTRE OUTROS.

ESSES RECURSOS SERVIRÃO   DE SUPORTE PARA AS ILUSTRAÇÕES QUE AS CRIANÇAS FARÃO SOBRE CADA PARLENDA.

AS INTERFERÊNCIAS, QUANDO BEM ESCOLHIDAS, SÃO INTERESSANTES O SUFICIENTE PARA LEVAR A CRIANÇA A PENSAR SOLUÇÕES PARA COMPOR UMA NOVA IMAGEM. ESSA ATIVIDADE DESENVOLVE A CRIATIVIDADE, A COORDENAÇÃO MOTORA FINA, A TOMADA DE DECISÕES E O RACIOCÍNIO LÓGICO.

Projeto Avental de Histórias

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL É MUITO GRANDE, POIS ELA TEM A CAPACIDADE DE FORMAR CIDADÃOS ATIVOS NA ORGANIZAÇÃO DE UMA SOCIEDADE MAIS CONSCIENTE E CRÍTICA. POR ISSO, DESENVOLVER O HÁBITO DA LEITURA DESDE A INFÂNCIA É FUNDAMENTAL, E A INFLUÊNCIA DE PAIS E EDUCADORES NESSE ESTÁGIO É IMPRESCINDÍVEL. ASSIM SENDO, AS PROFESSORAS DO 2 º PERÍODO ESTÃO DESENVOLVENDO O PROJETO AVENTAL DE HISTÓRIAS, COM O OBJETIVO DE DESENVOLVER A ORALIDADE DAS CRIANÇAS, ESTIMULÁ-LAS A DESENVOLVER A ORGANIZAÇÃO DO PENSAMENTO, O INTERESSE PELA LEITURA E PRINCIPALMENTE PROPICIAR MOMENTOS DE INTERAÇÃO, DIVERSÃO E REFLEXÃO EM FAMÍLIA, UMA VEZ QUE A MESMA AUXILIA SUA CRIANÇA E CRIA COM ELA A FORMA COMO RECONTARÁ A HISTÓRIA PARA OS COLEGUINHAS.