Santa Virgínia

Uma história de ontem para os dias de hoje

Virgínia Centurione Bracelli nasceu no dia 02 de abril de 1587, em Gênova Itália, era filha de Giorgio Centurione e Lélia Spinola, ambos pertencentes à antiga nobreza da cidade.

Desde pequena o grande sonho de Virgínia era ir para o Claustro, porém com 15 anos de idade foi obrigada pelo pai a casar-se com um nobre muito rico.

Seu marido, Gaspare Bracelli, faleceu após 5 anos de matrimônio, deixando Virgínia viúva com apenas 20 anos e duas filhas para criar.

Ao invés do Claustro, Deus havia lhe reservado uma missão muito maior, foi assim que no ano de 1631 Virgínia fundou a CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS DE NOSSA SENHORA DO REFÚGIO NO MONTE CALVÁRIO em Gênova, na Itália, iniciando sua obra apostólica através da:
– Promoção e auxílio de pais e jovens carentes;
– Fundação de Escolas;
– Educação cristã para adultos e crianças;
– Assistência aos idosos e aos doentes;
– Acolhimento de jovens e crianças abandonadas.

Em 1828, a Congregação se expandiu para Roma, dando origem a outra Congregação: as “FILHAS DE NOSSA SENHORA DO MONTE CALVÁRIO”.

Após uma longa caminhada na Terra, Virgínia faleceu no dia 15 de dezembro de 1651.
Em 22 de setembro de 1985, por ocasião de sua viagem apostólica em Gênova, terra natal de Virgínia, o Sumo Pontífice João Paulo II a proclamou Beata.

E no dia 18 de maio de 2003, Virgínia foi canonizada pelo Papa João Paulo II na Praça de São Pedro em Roma, Itália.

Sua vida foi um incessante hino de louvor e dedicação a Deus e aos irmãos, missão que Virgínia recebera do próprio Cristo na cruz.

As religiosas, Filhas de Nossa Senhora do Monte Calvário, vivem seu ideal através do apostolado exercido nas diversas obras da congregação, estando presentes nos múltiplos calvários da vida humana.
ORAÇÃO

Ó Deus, fonte de todo bem, que nos fazeis participantes do Vosso Espírito de vida, nós Vos agradecemos por terdes concedido à Santa Virgínia a chama viva do amor por Vós e pelos irmãos, sobretudo pelos pobres e indefesos, imagem do Vosso Filho crucificado. Concedei-nos viver a sua experiência na prática da misericórdia, da acolhida e do perdão, e, por sua intercessão a graça que agora vos pedimos (fazer o pedido).
Por Cristo Nosso Senhor. Amém.
Pai Nosso, Ave Maria e Glória…

Rua Edmir Leão, 25 , Centro - Contagem
Tel.:31 2585-0390